palestras

LEITURA E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA | 10 de maio
Por Magda Teixeira Chagas |
magda@cin.ufsc.br

Vivemos, atualmente, na chamada sociedade Pós-Industrial ou Sociedade da Informação, marcada pela introdução das tecnologias de informação e comunicação no cotidiano das pessoas. Neste contexto, o acesso à leitura e a informação apresentam-se como elementos essenciais para o avanço do conhecimento, sendo um direito fundamental que permite aos cidadãos participarem de forma efetiva da sociedade na qual estão inseridos.

Material disponibilizado pelo palestrante:
Apresentação_Leitura e informação para a cidadania_Magda Teixeira Chagas

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA BIBLIOTECAS ESCOLARES NO BRASIL | 10 de maio
Por Francisca Rasche | franrasche@gmail.com

Para tratar das políticas públicas para bibliotecas escolares, parte-se da noção de que o Brasil é um país democrático e de direito, o qual assegura aos seus cidadãos, por meio de sua Constituição, um conjunto de direitos sociais, dentre eles à educação. Fazendo referência às políticas educacionais e de informação existentes no país, observa-se que há uma carência muito grande no que diz respeito a real preocupação, e mais, ao cumprimento do que rege a própria Constituição, no tocante a garantia de uma educação de qualidade, já que a ausência de bibliotecas escolares plenas, como mecanismos de acesso à informação, denúncia uma prática educacional duvidosa e incerta!

Material disponibilizado pelo palestrante:
Apresentação_Políticas Públicas para Bibliotecas Escolares_Francisca Rasche
Projeto de Lei da Câmara n.º 324, de 2009_Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino no País

Material complementar 13º Proler:
Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010_Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do pais

IMPLANTAÇÃO DA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS | 11 de maio
Por Liliana de Oliveira Granemann Rosa |
liliana.biblio@pmf.sc.gov.br

A palestra terá como assunto a “Rede de Bibliotecas Escolares e Comunitárias da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis”, tratando de temas como a implantação, projetos, atividades desenvolvidas e a necessidade de um profissional qualificado frente à biblioteca escolar, como também a importância para a formação de leitores, e para a busca da informação necessária ao processo de ensino e aprendizagem.

Material disponibilizado pelo palestrante:
Apresentacao_Implantação da Rede de Bibliotecas Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis_Liliana de Oliveira Granemann Rosa


ARCA DAS LETRAS | 11 de maio
Por Lúcia Kistner |
prolerbiblioteca@gaspar.sc.gov.br

O Programa de Bibliotecas Rurais ARCA DAS LETRAS foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos. O programa foi criado para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros. Em Gaspar existem dez arcas com média de 220 títulos cada, que atendem as comunidades do Gaspar Grande, Macuco, Gaspar Mirim, Lagoa, Arraial, Belchior Baixo, Garuba, Gaspar Alto, Alto Gasparinho e Centro. Vamos falar sobre o processo de implementação e os primeiros resultados.

Interessada(o) em assistir o vídeo com depoimentos sobre a implantação do Arca das Letras em Gaspar?  Encaminhe um e-mail para: prolervale@gmail.com e informe-se.
Material disponibilizado pela palestrante:
Apresentacao_Arca das Letras_Lucia Kistner

FEIRA DE RUA DO LIVRO DE TIMBÓ | 11 de maio
Por Gilmara Mendes Goulart |
acoesdeleitura@culturatimbo.com.br

Timbó promove anualmente a Feira de Rua do Livro. Movimentos de leitura, literatura e escrita de histórias são as atrações principais. Escritores e poetas circulam pela Feira, deixando sua marca através de palestras, bate papos e sessões de autógrafos. Grupos de Contadores e Pesquisadores de histórias utilizam o espaço, sentados nos tapetes, para ler e contar histórias. Livreiros vendem livros possibilitando a cada pessoa constituir seu acervo pessoal. Timbó deseja disseminar o que nestes cinco anos de Feira de Rua do Livro tem vivenciado e ampliado a cerca da literatura neste município.

Material disponibilizado pelo palestrante:
Apresentação_Feira de Rua do Livro de Timbó_Gilmara Mendes Goulart

A BIBLIOTECA DO SESC COMO PARTE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ATUANDO COM ALUNOS DA EJA | 11 de maio
Por Verônica dos Santos Ferreira |
veronicaferreira@sesc-sc.com.br

O Projeto Competência em Informação tem como objetivo contribuir para a formação intelectual dos alunos da EJA (Educação de jovens e Adultos) e incentivar o gosto pela leitura e pesquisa. Tornar os alunos independentes na execução das suas pesquisas e dar-lhes autonomia para que possam utilizar o acervo da Biblioteca como fonte de pesquisa, entretenimento e lazer. O projeto tem como instrumento principal a construção do conhecimento voltada para cidadania.

Material disponibilizado pelo palestrante:
Apresentação_A Biblioteca do SESC como parte do processo ensino-aprendizagem atuando com alunos da EJA_Veronica Ferreira

MECANISMO ONLINE PARA REFERÊNCIAS | 17 de maio
Por Maria Bernardete Martins Alves |
berna@bu.ufsc.br

O tema central da palestra é mostrar a importância das normas de documentação, especificamente as normas de Referência e Citação e o uso de uma ferramenta que gera referências e citação e que gerencia a bibliografia do usuário.

Material disponibilizado pelo palestrante:
Folder MORE
Apresentação_MORE_Maria Bernardete Martins Alves

PESQUISA ESCOLAR EM BASE DE DADOS | 17 de maio
Por Karyn Munyk Lehmkuhl | karyn@bu.ufsc.br

A habilidade para localizar, avaliar e utilizar a informação tornou-se essencial para o exercício pleno da cidadania. Dentre as questões principais ao desenvolvimento das habilidades informacionais está identificar as fontes de informação confiáveis disponíveis na internet e ainda saber selecionar e avaliar as informações encontradas na rede. Assim, esta palestra-treinamento tem por objetivo principal apresentar fontes confiáveis para a pesquisa escolar e maneiras de identificar e avaliar a informação recuperada na Internet de modo a auxiliar educadores e estudantes no bom uso do manancial informacional disponível on-line.

Material disponibilizado pelo palestrante:
Apresentação_Pesquisa Escolar em Bases de Dados_Karyn Munyk Lehmkuhl

RECORTES DA LITERATURA PRODUZIDA A PARTIR DE SANTA CATARINA | 18 de maio
Por Viegas Fernandes da Costa | viegas@furb.br
A palestra apresentará aspectos da produção literária catarinense através de recortes da sua história, com foco na produção literária do Vale do Itajaí. Serão abordados temas como: A produção literária na transição dos séculos XIX/XX; O Círculo de Arte Moderna de SC – Grupo Sul; Lindolf Bell e a Catequese Poética; A produção literária blumenauense nas décadas de 1980/90; A produção literária na transição dos séculos XX/XXI.

Material disponibilizado pelo palestrante:
Apresentação_Recortes da literatura produzida a partir de Santa Catarina_Viegas Fernandes da Costa
Emparedado de Cruz e Sousa

POESIA ELETRÔNICA | 18 de maio
Por Alexandre Venera e Juliana Teodoro |
opioptico@gmail.com

A palestra abordará aspectos históricos da poesia eletrônica, e sua relação com novas mídias. A busca por estímulos criativos para o desenvolvimento de uma arte dinâmica através de imagens, sons, softwares, e o uso de meios eletrônicos (celular, fotografia, computador, internet…); apontando possibilidades do uso da tecnologia para aproximação das crianças/adolescentes com a literatura.

Segue alguns links disponibilizado pelos palestrantes:
Blog do Opioptico
Site Flavia Soufer
Esse site web para educadores tem muito material interessante!
Lembrando que alguns filmes dos palestrantes estão disponíveis no YouTube

BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO ENSINO BÁSICO | 24 de maio
Por Bernadete Santos Campello |
campello@eci.ufmg.br

A palestra abordará a função educativa do bibliotecário e a noção de competência informacional. Fatores que afetam a ação educativa do bibliotecário e as mudanças decorrentes desta ação. E também os conhecimentos disponíveis para embasar a ação educativa.

  1. #1 by João Pires on 23 de julho de 2010 - 09:48

    O aprofundamento dos conhecimentos na literatura, é dever dos que desejam o progresso da nossa língua.

(não será publicado)


SetTextSize SetPageWidth